Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ecologia


http://www.cacambas2irmaos.com.br/images/ecologia.gif
Ecologia é a ciência que estuda os ecossistemas,e as interações dos seres vivos com o meio ambiente. A relação entre vários seres vivos num mesmo ecossistema inclui vários fatores como:
disputa por espaço,por alimento e pela necessidade de arrumar parceiros.
A ecologia é muito importante porque ela estuda vários fatores que formam a biosfera.
Por mais que algumas pessoas saibam sobre essa interação,ainda insistem em destruir o ecossistema causando desequilíbrios ambientais,portanto vamos tentar não destruir o meio ambiente,porque os seres vivos dependem uns dos outros para sobreviver.

Este termo ecológico representa um vínculo que a entre um grupo de organismos presentes em um ecossistema, pelos quais são divididos em relação de predador e presa. Através da cadeia alimentar(cadeia trófica) é possível a transferência de energia entre os seres vivos. É a unidade fundamental da teia trófica.
Existem basicamente dois tipos de cadeia alimentar, através da matéria orgânica animal que começam a partir das plantas fotossintetizantes e as originadas por vegetais mortas. As plantas são consumidas pelos animais herbívoros enquanto que a matéria orgânica morta é consumida pelos animais chamados de detritívoros. Abaixo temos um exemplo da cadeia alimentar(cadeia trófica):

PRODUTORES - São os organismos capazes de fazer quimiossíntese ou a fotossíntese. Produzem e acumulam energia com os processos bioquímicos utilizando como matéria prima a água, gás carbônico e luz. Em ambientes sem luz, também existem produtores, mas neste caso a fonte utilizada para a síntese de matéria orgânica não é luz mas a energia liberada nas reações químicas de oxidação efetuadas nas células como as reações de oxidação de compostos de enxofre. Este processo da quimiossíntese é realizado por muitas bactérias aquáticas e terrestres.
CONSUMIDORES PRIMÁRIOS - São os animais que se alimentam dos produtores, são as espécies herbívoras. Milhares de espécies presentes em terra ou na água se alimentam de vegetais, sem dúvida a maior fonte de alimento do planeta Terra. Os consumidores primários podem ser microscópicas larvas planctônicas, ou até mesmo invertebrados bentônicos, até grandes mamíferos terrestres como o elefante, a girafa e entre outros.
CONSUMIDORES SECUNDÁRIOS - São os animais que se alimentam dos herbívoros, a primeira categoria do que chamamos de animais carnívoros.
CONSUMIDORES TERCIÁRIOS - São os grandes predadores como os tubarões, leões e orcas, os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores do topo de cadeia. Tem como característica, normalmente, o grande tamanho,força e menores densidades populacionais.
DECOMPOSITORES OU BIOREDUTORES - São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no meio ambiente. Os decompositores, representados pelas bactérias e fungos, ele são o último elo da cadeia trófica, fechando o ciclo.
resulta que na Natureza não há cadeias alimentares isoladas. Apresentam sempre vários pontos de cruzamento, formando redes(teias) alimentares, geralmente com elevada complexidade.
Exemplo 1:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-ytsIrbIgWla5lbTi7MXfPO4Trbk4q4YZTWNfQcQngboVTtrcqOLuxcMGOsOAOEhbOSIFb3nud29aYm0AI3rxMieGCNR9Y-Tt7TNfmNw75zqh78RbVMKYg_gunFnPRgxMIqvwaMSlFbw/s400/sopinha.gif

Exemplo 2:
http://blogalize.net/wp-content/uploads/2009/11/cadeia-alimentar.jpg
Importância de se conhecer as cadeias alimentares.
Qual a importância de se conhecer uma cadeia alimentar? Com a praticidade com a qual estamos lidando com a tecnologia e a natureza, as pessoas tendem cada vez mais a lidar com a natureza de forma mecânica. Existe, porém uma grande importância em se conhecer as cadeias ecológicas. Basicamente, a observação nos leva a entender todo o processo de alimentação dos animais que ali vivem. Podemos também examinar o conteúdo estomacal de animais e assim percebermos esses processos. A importância disto está baseada no uso natural de animais e plantas que possam controlar ou equilibrar o ecossistema de forma a evitar o uso de pesticidas e outros venenos que possam desequilibrar em longo prazo o ambiente, ou ainda, provocar sérias reações nos animais irracionais e até nos seres humanos.
Controle biológico
As medidas naturais que combatem o controle de pragas e restabelecimento assim o ecossistemas são chamados controles biológicos. Podemos citar como exemplo de controle biológico:
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->- peixes no controle da esquistossomose
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->- peixes no controle de larvas de Aedes aegypti
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->- besouros o controle da mosca do chifre
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->- bactérias e vírus no controle de pragas e insetos
Todas essas medidas são viáveis economicamente e tecnicamente. E quando tomadas podem, de forma muito mais barata, controlar um grande número de pragas que destrói o meio ambiente e evidente aos seres humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário